A Chamada Ainda Arde

 

 

Igreja Metodista Unida dos EUA se reaviva para voltar aos ideais de Wesley

      O pastor Scott McDermott mudou-se para o leste do estado da Pensilvânia (EUA) em 1993 para assumir uma igreja metodista de 700 membros em Washington Crossing, subúrbio da Filadélfia. A congregação passara por problemas financeiros, e McDermott começou a orar para que o Espírito Santo o orientasse. Num domingo, enquanto dirigia um estudo do livro de Neemias, McDermott perguntou aos participantes o que aconteceria se eles anunciassem sete dias de júblio, semelhantemente ao relato do Antigo Testamento. Alguém gritou do último banco da Igreja: "Vamos fazer isso!" A idéia do pastor se confirmava. "Quando as pessoas falam com você da última fila de bancos de uma igreja metodista, é porque foi mesmo movida por Deus", diz McDermott, rindo.


      Uma série de cultos especiais de adoração e júblio foi planejada para semana seguinte. Na noite de segunda-feira, cerca de 30 pessoas participaram. No culto da terça-feira, McDermott sentiu direção de Deus ungir todos os presentes com óleo e orar para que "um espírito de júblio" os enchesse. Depois de uma hora de cânticos e orações, as pessoas se aproximaram do altar. Enquanto o pastor orava, a terceira pessoa da fila caiu no chão, tomada pelo poder do Espírito Santo. O mesmo aconteceu com todos os demais. Na quarta-feira à noite, 125 pessoas vieram à frente, e McDermott orou por duas horas seguidas. Ele não entendia o que estava acontecendo, mas compreendeu que orar daquele jeito com as pessoas deu uma nova dimensão ao seu ministério. "É como se você pudesse ver o coração das pessoas e enxergar o quebrantamento."

      Os dias de júblio Washington Crossing foram muito além de uma semana. A sensação da presença de Deus exerceu forte impacto sobre as reuniões de oração. O órgão da igreja foi vendido, e guitarras foram introduzidas nos cultos de adoração que substituíram a liturgia tradicional. O que antes não passava de rotina foi sobrepujado pela visitação do poder de Deus. Durante um culto dominical, o período de oração ultrapassou os 90 minutos habituais: com um intervalo de apenas 15 minutos, McDermott orou com a igreja durante seis horas. "Todas as pessoas caíram no chão sob o peso dos seus julgos. Tiramos as cadeiras para abrir espaço", lembra.

      Fogo Consumidor - Quando aquele reavivamento começou em 1994, McDermott percebeu que precisava pastorear uma congregação que experimentava uma renovação espiritual, algo que jamais aprendera durante o seminário. Ironicamente, ele encontrou as orientações de que precisava nos escritos de John Wesley, fundador do movimento metodista. O pastor entendeu que o velho metodismo era muito mais pentecostal do que a igreja admitia.

      McDermott não foi o único dos 8 milhões de membros da Igreja Metodista Unida (IMU) americana a experimentar o toque do Espírito Santo.

      De alguns anos para cá, um avivamento carismático espalha-se pela mesma denominação, que vinha enfrentando uma baixa considerável de membros e problemas internos. Enquanto os bispos discutem se homossexualismo é pecado e se a Bíblia merece crédito, um número cada vez maior de membros das igrejas estão redescobrindo as origens do movimento, baseadas na ênfase à santidade, zelo evangelístico e compaixão pelos pecadores. E estão dispostos a recuperar este passado.

      Jonh Wesley (1703 - 1791) e seu irmão Charles (1707 - 1788), fundadores do metodismo, geraram um movimento caracterizado pela abertura ao mover do Espírito Santo. Sua mensagem alastrou-se para a Grã- Bretanha como um fogo consumidor e alcançou a América. Os pregadores itinerantes que ele treinou estabeleceram, durante os séculos 18 e 19, os fundamentos de uma denominação que hoje consta com 36 mil igrejas nos Estados Unidos. O metodismo derivou para o movimento que enfatizava a operação do Espírito Santo na purificação do crente, o que levou, indiretamente, ao nascimento do pentecostalismo do início do século 20.


      Mas o fogo foi se esfriando. Nos últimos tempos, a Igreja metodista Unida centralizou tanto seu foco no liberalismo que Wesley provavelmente não reconheceria se viesse do passado para vê-la. No início deste ano, depois da celebração do casamento de duas lésbicas por um pastor metodista de Omaha, no estado de Nebrasca, evangélico de dentro e de fora da denominação anunciavam seu fim. O incidente ganhou manchetes em vários jornais do país, mas ninguém noticiou a onda de renovação espiritual que está varrendo a IMU. Ainda é cedo para se falar numa tendência, mas segundo Stephen Seamands, professor do Seminário Teológico de Asbury, "a Igreja Metodista Unida está, aos poucos, atravessando a pés secos o rio do reavivamento".

      Ênfase na Oração - Wesley era um apóstolo em seu tempo, um visionário", afirma Terry Teckyl, pastor da IMU com base no Texas, líder de uma campanha para recrutar 1 milhão de cristãos até o ano 2000 para orar pela denominação. "Wesley preocupava-se mais em buscar o poder de Deus. Corria riscos para alcançar mais pessoas do que qualquer outra época. É exatamente isto que muitos metodistas, guiados pelo Espírito de Deus, estão fazendo." Quem visita uma dessas igrejas metodistas avivadas encontra ênfase na oração: intercessão pelos pastores, curas, reuniões domésticas. Paralelamente, por conta de mais abertura ao trabalho do Espírito Santo, cresce o interesse pela disciplina cristã e a descoberta de uma vida de mais intimidade com Deus. Na igreja de Scott McDermott, esta postura levou ao crescimento: oito pastores atendem a comunidade; 27 congregações contam com aproximadamente 300 pessoas; e alguns membros participam de um grupo de apoio a um ministério estabelecido em Camden, em Nova Jersey. A oração é o denominador comum entre a igreja de McDermott e a Igreja Metodista Unida de Pine Forest, em Pensacola, na Flórida. Lá soprou o mesmo vento de avivamento da vizinha Assembléia de Deus de Brownsiville, em 1995. A mocidade de Pine Forest começou efetivamente a orar por seus pais e pela comunidade a 8 anos. Quando o avivamento teve início em Brownsiville, a curiosidade atraiu jovens metodistas, que iam em número cada vez maior aos encontros pentecostais.

      Linda Smith, diretora de programação da igreja, diz que aquelas visitas provocaram mudanças radicais. "A oração tomou conta da igreja. Quando o avivamento começou, tínhamos dois ou três grupos de oração semanais. Agora são 19." Perry Dalton, pastor da Igreja Metodista Unida de Pine Forest, diz que sua congregação já começara a experimentar a renovação espiritual antes de junho de 1995. "Quando o avivamento chegou a Brownsiville, é como se tivessem derramado gasolina sobre o fogo", compara. Assim como McDermott, Dalton releu os textos de Wesley.


      Doze discípulos - Logo Pine Forest começou a receber grupos de visitantes. Com o tempo, criou uma concorrida conferência anual de pastores metodistas na qual cura, arrependimento e compromisso com santidade são temas recorrentes. A mocidade da igreja de Perry Dalton percorre os EUA, liderando campanhas evangelísticas. "Temos visto pessoas curadas e relacionamentos restaurados", diz o pastor. "Jovens estão deixando as drogas. As pessoas estão realmente aceitando Cristo nos corações".

      O mesmo fenômeno acontece na IMU de Toledo, em Ohio, pastoreada nos últimos oito anos por uma mulher, Pat Mc Kinstry. Ela assumiu uma igreja que definhava, à beira de fechar as portas. "Fui a primeira mulher e a primeira negra à frente da congregação, eminentemente branca e de classe média. Acho que eles esperavam que eu me conformasse com o tradicionalíssimo deles, mas eu sabia que a igreja estava morrendo. Iniciei um trabalho com uma dúzia de pessoas, às quais disse: Se Deus quer construir a sua igreja, então precisamos buscá-lo."

      Mc Kinstry e seus discípulos começaram a orar. A pastora passou a ensinar sobre o Espirito Santo e sugeriu sete dias de oração e busca de poder. Sua iniciativa contagiou a igreja, que partiu para um trabalho na periferia da cidade. Vários líderes de gangues, traficantes e prostitutas aceitaram Jesus, e alguns deles encontraram na comunidade da igreja o lar que não tinham. "Alguns chegaram drogados ou bêbados", conta Mc Kinistry. "Ninguém os criticou, apenas tentamos tocar seus corações. Eu sabia que, se a Palavra de Deus penetrasse suas vidas, as limparia de uma forma que as regras e formalismo não conseguiriam."

      Atualmente, a IMU de Toledo tem cerca de 640 membros, dos quais 75% entraram pela primeira vez numa igreja através desse trabalho de evangelização. Ex- budistas, ex- testemunhas de jeová e vários estrangeiros foram alcançados. "Quando usamos os mesmos princípios de Jesus para construir a igreja, não tem erro", garante Mc Kinstry.

      Primeira Convocação - Não muito longe de Toledo, na cidade de Muncie, no estado de Indiana, a IMU Union Chapel passou de uma audiência média de 70 pessoas nos cultos, em 1981, para 1,3 mil hoje em dia. O avivamento começou logo depois que o pastor veterano Gregg Parris descobriu as reuniões de oração que algumas senhoras realizavam a três décadas, sempre clamando por renovação espiritual. O testemunho de um organista num domingo levou um membro importante da igreja ao arrependimento público, e a audiência dobrou no domingo seguinte, quando mais de 20 pessoas aceitaram Jesus.

      "É importante que, como pastores, permitamos que Deus ponha o fogo de seu Espírito Santo em nossas vidas", diz Scott McDermott. "Penso que o Senhor está tentando chamar a atenção dos pastores para dois aspectos: a necessidade de renovação espiritual e do desenvolvimento de uma liderança capaz de sustentar este reavivamento. É tempo de buscar isso, de acreditar de fato na mudança radical que Deus pode fazer em nós e em nossas congregações. E a primeira convocação é para a oração."

      Se os pastores responderem ao desafio de McDermott, a mesma coisa que aconteceu em seu altar em 1994 poderá repetir-se nas igrejas metodistas em todos os EUA. Igrejas que podem estar espiritualmente falidas hoje, mas - como Jonh Wesley sabia bem - é a madeira seca que pega fogo mais rápido.

Fonte: Revista VINDE
Autor: Jonh M. DeMarco

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode